domingo, 30 de janeiro de 2011

Capítulo Chapadinha nº 622 realiza Cerimônia Pública de Iniciação e Posse com sucesso!

Ontem, o Capítulo Chapadinha nº 622 realizou uma belíssima Cerimônia Pública de Iniciação e Posse. A cerimônia contou com a presença do Mestre Conselheiro Estadual, Yuri Frazão e alguns irmãos do Capítulo Juventude Fraterna nº 312 de São Luis.

No inicio da cerimônia, o Capítulo deu as boas vindas aos novos irmãos, Jhon Wyllon e Leandro. Logo em seguida, houve a apresentação da Cerimônia das Luzes e da Cerimônia das Flores pelos irmãos Sandro e Mádyllon, respectivamente. Após as apresentações das cerimônias, deu-se inicio as atividades de instalação e posse dos novos conselheiros do Capítulo Chapadinha nº 622.

O irmão All Unser Lobo recebeu das mãos do então Mestre Conselheiro, Manoel Felipe, o colar de Mestre Conselheiro do Capítulo. Contente, o novo Mestre Conselheiro prometeu realizar um belo trabalho à frente do Capítulo Chapadinha nº 622. Por fim, houve uma linda homenagem ao querido Tio Adauto que acompanhou o Capítulo desde a sua reabertura em Junho de 2010. Emocionado, ele não conseguia encontrar palavras para descrever o que sentia perante esta homenagem.

Após o término da cerimônia pública, o Capítulo ofereceu um jantar a todos os irmãos, tios, tias e convidados.

Confira abaixo algumas fotos deste evento:


quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Tudo Pronto!

O Capítulo Chapadinha nº 622 informa que já está tudo preparado para a Iniciação e Posse da Gestão 2011.1 que ocorrerá neste sábado (29) na Loja Maçônica Oliveira Roma. O Capítulo espera contar com a presença do Mestre Conselheiro Estadual, Yuri Frazão e do Grande Mestre Estadual, Tio Ulisses Machado. Na ocasião será entregue o “Prêmio DeMolay 2010” e o “Prêmio Maçom 2010”, respectivamente para o DeMolay e o Maçom que se destacaram no ano de 2010. 

Convite para Iniciação e Posse

Oi prazer sou Diego Menezes e estou aqui para convidar você e sua família para prestigiarem a cerimônia pública de Iniciação e Posse do Capítulo Chapadinha nº622. Contamos com sua presença!


    Data:  29/01/2011     
Hora: 19:00
Local: Loja Maçônica Oliveira Roma



Que o pai celestial o ilumine e o guarde, hoje e sempre!
                                                                                                                                 

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Posse da Gestão 2011.1 será neste Sábado!

O Capítulo Chapadinha nº 622 marcou para o próximo sábado (29) as respectivas cerimônias de Iniciação e Posse da Gestão 2011.1. O Capítulo está se esforçando ao máximo para realizar um grandioso evento e espera contar com a presença de autoridades Maçônicas e DeMolay. Informaremos mais detalhes deste evento nos próximos dias.

Conheça os Conselheiros da Gestão 2011.1:

Mestre Conselheiro - All Unser

Primeiro Conselheiro - Carlos Alberto

Segundo Conselheiro - Diego Menezes

domingo, 23 de janeiro de 2011

Capítulo Chapadinha nº 622 cria “Camisa DeMolay”



Por iniciativa do Irmão Mestre Conselheiro, Manoel Felipe, o Capítulo Chapadinha nº 622 acaba de criar camisa que leva seu nome. A camisa serve para os irmãos representarem o Capítulo em qualquer local com o intuito de divulgar o nome do mesmo.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Real Brasil Esporte Clube realiza jogos amistosos em Brejo

O RBEC (Real Brasil Esporte Clube) viajou no ultimo domingo até a cidade de Brejo, distante 73 km de Chapadinha, para realizar dois jogos amistosos com o clube da AABB - Brejo.

O primeiro jogo se deu entre os times da categoria sub-12 do qual saiu vitorioso o RBEC com o placar de 3 a 2 sobre o oponente. O segundo confronto se deu entre os times da categoria sub-17 do qual, o RBEC saiu novamente vitorioso com o placar de 6 a 2. Após os jogos, houve os discursos dos dirigentes da AABB, do Coordenador da SERB (Sociedade Esportiva Real Brasil), Oséas Filho e do Mestre Conselheiro do Capítulo Chapadinha nº 622, Manoel Felipe. Logo em seguida, foi oferecido um almoço pela AABB para o RBEC. Depois do almoço, todos curtiram o show da Banda Real Brasil, criada a partir das oficinas voltadas à música que funcionam na SERB.

Confira abaixo algumas fotos desse evento:


domingo, 9 de janeiro de 2011

Sociedade Esportiva Real Brasil



Fundada em 3 de Março de 1985, a Sociedade Esportiva Real Brasil vem realizando junto com a comunidade de Chapadinha um trabalho de inclusão social e formação cidadã com crianças, adolescentes e adultos. Os trabalhos só são possíveis graças à comunidade que contribui com trabalhos voluntários e ajuda financeira.

A Sociedade Esportiva Real Brasil atende mais de 400 crianças nas oficinas de violão, balé, bateria, teclado, reforço escolar, catequese, escolinha de futebol, informática, desenho, teatro, dentre outras.

O Capítulo Chapadinha nº 622 apóia essa causa

Desde Setembro de 2010, o Capítulo Chapadinha nº 622 é parceiro da Sociedade Esportiva Real Brasil já tendo desempenhado vários trabalhos voluntários.

O capítulo ajudou a sociedade a organizar o Dia das Crianças que contou com a presença de várias crianças e pessoas que acompanhavam o evento. Houve brincadeiras, show da Banda Real Brasil, apresentação de manobras de patins, além da distribuição de brinquedos e lanche para todas as crianças. Vale lembrar também que houve a apresentação das oficinas de balé e teatro que funcionam na sociedade.

Semanalmente, o Capítulo Chapadinha nº 622 visita a sociedade tendo sido presente em todas as atividades organizadas pela mesma desde então.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Frank Sherman Land, o Criador da Ordem DeMolay



Frank Shermann Land nasceu em 21 de junho de 1890, na cidade de Kansas City, no Estado de Missouri, nos Estados Unidos da América. Ainda muito jovem o Tio Land já fazia perceber o seu eterno espírito de liderança.

Frank Shemann Land sempre possuiu uma vida religiosa muito ativa, desde sua meninice conheceu a importância de uma filosofia de vida repleta de virtudes, graças aos ensinamentos de sua mãe e do grande tempo e trabalho que ele cedia a Igreja. A Escola Dominical da Igreja Congregacional de Fountain Park em St. Louis proporcionou a este jovem os meios para sua primeira inclinação a conquistas e distinções. Tio Land recebeu de presente uma Bíblia por ter dez anos de freqüência ininterrupta à Escola Dominical, fato quase inédito entre jovens. Foi na cidade de Kansas City onde ele completou seus estudos e tomou parte ativa em atividades de Igreja e Cívica.
ociais

Ao atingir 19 anos, havia-se tornado um dos dirigentes de um grande restaurante e, como artista amador, ele era o espírito vivo na organização para embelezar a cidade. Frank S. Land era muito ativo na Maçonaria e com 25 anos de idade foi nomeado Diretor do Bureau de Serviços Sociais do Rito Escocês. Foi Presidente do Conselho DeMolay dos Cavaleiros Kadosche, presidiu, em 1931, o Templo Ararat da "Ancient Arabic Order of the Nobles of the Mystic Shrine”. Ele foi agraciado com o Grau 33 da Maçonaria (Rito Escocês Antigo e Aceito), na idade quase sem precedentes de 35 anos. Seis anos depois foi eleito Grão-Mestre da Grande Loja do Missouri. Em 1954 assumiu o cargo de Potentado Imperial do Conselho Imperial do âShrineâ da América do Norte, e em 1954 foi premiado com a primeira Medalha Internacional de Ouro do Real Arco, pelo Grande Capítulo Geral dos Maçons do Real Arco (Rito York). Frank S. Land foi diretor, consignatório e membro de inúmeras diretorias e conselhos durante sua vida e recebeu diversas honrarias e prêmios, porém sempre se dedicou à Ordem DeMolay. Foi designado Cidadão Extraordinário em uma mensagem Oficial pelo então Presidente dos Estados Unidos da América, o General Dwight D. Eisenhower, em 1958.

Faleceu repentinamente em 08 de novembro de 1959, vítima de um edema pulmonar. Sua morte chocou o mundo inteiro. Seu funeral foi acompanhado por mais de 1000 pessoas. Homens, Mulheres e, principalmente, Jovens, que tiveram suas vidas dignificadas pelo honroso trabalho de Frank S. Land, nos excelsos princípios que aprenderam no Altar de seus Capítulos.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Por que ser um DeMolay?

Somente o fato de ser aceito na Ordem DeMolay já é uma grande prova de que o jovem é uma pessoa que possui grandes qualidades. Você fará parte da maior organização juvenil do mundo, com Capítulos em vários países, e no Brasil vem crescendo diariamente, sendo o segundo país que a Ordem inicia mais jovens e funda novos Capítulos, perdendo apenas para os Estados Unidos, país no qual foi fundada a Ordem DeMolay.

Os ensinamentos que lhe serão passados o tornarão um jovem mais dedicado à seus pais, à Deus, à seus amigos e à sua Pátria, para que, quando receber a maioridade, seja um cidadão de grande caráter e idoneidade moral. A Ordem prepara o jovem para que seja um líder exemplar.

Além de tudo isso o jovem encontra na Ordem DeMolay um grupo de amigos, Irmãos e Tios Maçons que poderá contar com sua ajuda em qualquer lugar do Brasil e do Mundo.

O que é preciso fazer para ser um DeMolay?

Para ser membro da Ordem DeMolay é preciso ser um jovem do sexo masculino, de 12 a 21 anos de idade incompletos, que creia em Deus, que tenha uma vida ilibada moralmente e que esteja pronto para trabalhar para a comunidade e a fim de se aprimorar como líder e cidadão através dos ensinamentos da Ordem DeMolay. A Ordem DeMolay não é instituto correcional.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

O Significado do Brasão da Ordem DeMolay


A COROA é tida como o símbolo da Coroa da Juventude e constantemente lembra o DeMolay de suas obrigações e dos sete preceitos desta Ordem: amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo.

OS RUBIS VERMELHOS, dez no total, simbolizam o fundador Frank Sherman Land, e os Nove DeMolays Originais - Louis G. Lower (o primeiro DeMolay); Ivan M. Bentley; Edmund Marshall; Gorman A. McBride; Jerome Jacobson; William W. Steinhilber; Elmer Dorsey; Clyde C. Stream e Dalph Sewell.
Antigamente havia pérolas brancas representando os fundadores ainda vivos, só que elas foram sendo substituídas pelos rubis na medida em que eles foram morrendo.

O ELMO é o emblema da cavalaria da qual nós como DeMolay mostra a verdadeira cortesia e respeito pela maternidade e sem a qual não poderia constituir a fineza do caráter.

A LUA CRESCENTE é um sinal do segredo e constantemente lembra os Demolay do dever de nunca revelar os segredos de nossa Ordem ou trair a confiança de um amigo.

O CRUZEIRO ARMADO PENTARRADIAL BRANCO simboliza a pureza de nossas intenções para sempre lembrar o lema da Ordem: um DeMolay não pode falhar como cidadão, como líder ou como homem.

As ESPADAS CRUZADAS Duas espadas que se cruzam atrás do brasão. São as espadas da justiça, lembrando Jacques DeMolay, a fidelidade e tolerância de nosso mártir durante seu julgamento. Símbolo do sacrifico do iniciado em busca da luz, a necessidade do extermínio dos sentimentos profanos para a jornada do aperfeiçoamento. Significado diferente do punhal, que é o símbolo dos fracos, usado para atacar pelas costas, a espada é símbolo das pessoas que enfrentam seus problemas de frente.

As ESTRELAS circundantes da lua crescente são símbolos da confiança e devem sempre lembrar-nos daquelas obrigações e deveres que um Irmão da Ordem tem com o outro.

O CAMPO BRANCO simboliza pureza e limpeza de pensamento, palavra e ação. Ele lembra ao Demolay das palavras do salmista que escreveu "Crie em mim um coração limpo, oh! Deus".

LOSANGO é um quadrilátero de quatro lados iguais e dois ângulos agudos e dois obtusos significa o alfa e o ômega, o inicio e o fim de nossas cerimônias.

A COR AMARELA predominante, significa a luz.

A COR VERMELHA significa força, energia e coragem.

A COR AZUL está para equilibrar o vermelho, formando o homem perfeito.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Jacques DeMolay, o Herói Templário


Conforme é relatado por vários historiadores e também autores de livros famosos que tratam sobre o tema abordado, Jacques DeMolay nasceu por volta de 1244 na cidade de Bensançom - França, porém há também indícios de que ele nasceu em Vitrey – França. Pouco se sabe de sua infância e adolescência, apenas sabe-se que Jacques DeMolay era filho da nobreza.

Jacques DeMolay ingressou na Ordem dos Templários aos 21 anos sendo totalmente forjado nos moldes da cavalaria e instruído por uma rigorosa filosofia sócio-econômica que dominava na época do feudalismo, era Grão Mestre da Ordem dos Templários na época em que Jacques DeMolay ingressou, o lendário templário Thomas Berard. Em 1298 Jacques DeMolay assumiu o cargo de Grão Mestre da Ordem dos Templários fazendo com que seu nome fosse escrito e pronunciado por historiadores do mundo inteiro. DeMolay assumiu o cargo de Grão Mestre após a morte de seu antecessor Teobaldo Gaudini no mesmo ano (1298).

Jacques DeMolay comandou um exército com cerca de 15000 soldados. Filipe IV "O Belo" rei da França era amigo e compadre de Jacques DeMolay; um dos filhos do rei da França era afilhado de Jacques DeMolay, (Delfim Carlos, que mais tarde se chamaria Carlos IV rei da França). Mesmo com toda amizade, o rei da França com toda a sua ganância tentou juntar a Ordem dos Templários e a Ordem dos Hospitaleiros, pois sentiu que as duas ordens formavam uma grande potência econômica. Filipe "O Belo" sabia que a Ordem dos Templários, possuía várias propriedades e outros tipos de riqueza, doados pelos que um dia haviam recebido a ajuda dos Templários em várias cruzadas pela Europa e Oriente. Sem obter o sucesso desejado, que era o de juntar as duas ordens e se transformar em líder absoluto, o rei da França arma um plano para acabar com a Ordem dos Templários, usando um nobre francês de nome Esquin de Floyran. O nobre francês teria como missão denegrir a imagem dos templários e de seu Grão Mestre Jacques DeMolay, e como recompensa Esquin de Floyran receberia terras pertencentes aos templários, evidentemente só receberia depois da queda da Ordem dos Templários.

Em 1307, Jacques DeMolay foi a Paris para o funeral de uma Princesa da casa Real Francesa e a noite foi repousar em um castelo de propriedade dos templários. Este castelo ficava mais perto do castelo do rei Filipe. Pondo seu plano em ação Jacques DeMolay é preso na madrugada de 12 de outubro para 13 de outubro pelo chefe da guarda real Guilherme de Nogaret que era também um de seus Conselheiros. Jacques DeMolay havia ido à França com poucos homens e a maioria dos homens eram nobres.

DeMolay foi julgado três vezes e torturado várias vezes para que dissesse que era
Herege e que a Ordem dos Templários cometia várias heresias. Dentre muitas barbaridades, teve os polegares esmagados, sapatos de ferro, pernas ligadas entre tábuas por cunhas de cavalo, sujeira, umidade, fome. Tinha um peso de oitenta quilos amarrado aos pés e por meio de uma corda e uma polia era erguido até o forro para forçar a confissão. Permaneceu assim sete anos. Sete anos acorrentado. Tais correntes que só foram retiradas para ser dirigido à fogueira. Em 18 de março de 1314, uma comissão nomeada pelo Papa Clemente V (inquisição), julgou Jacques DeMolay pela última vez, condenando-o a morte, sendo queimado no mesmo dia, DeMolay morreu aos 70 anos.

Jacques DeMolay durante sua morte na fogueira intimou aos seus três algozes, a comparecer diante do tribunal de Deus, e amaldiçoando os descendentes do Rei da França, Filipe "O belo". O primeiro a morrer foi o Papa Clemente V, logo em seguida o Chefe da guarda e conselheiro real Guilherme de Nogaret e no dia 27 de novembro de 1314 morre o rei Filipe aos 46 anos de idade.

"Embora o corpo de DeMolay tivesse sucumbido aquela noite, seu espírito e suas virtudes pairam sobre a Ordem DeMolay, cujo nome em sua homenagem viverá eternamente."

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

As Sete Virtudes Cardeais de um DeMolay


 Nesta postagem irei falar sobre "As Sete Virtudes Cardeais de um DeMolay" que são os modelos sobre os quais nós DeMolays prometemos basear nossas vidas.

Amor Filial

 A Primeira Virtude é o Amor Filial, representado pela Primeira Vela.
Simboliza o amor entre pais e filhos, um amor que já existia antes mesmo de nascermos, e que permanece conosco durante toda a nossa vida e nos seguirá até mesmo além do túmulo. Esta Virtude é muito importante, pois ela nos lembra que devemos sempre nos esforçar em sermos melhores filhos e nunca desonrarmos o nome de nossos pais.
"Amor sem mais uma razão a não ser de existir".

Reverência Pelas Coisas Sagradas

 A Segunda Virtude é a Reverência Pelas Coisas Sagradas, representada pela Segunda Vela. Um quesito fundamental para qualquer jovem ingressar na Ordem DeMolay, é acreditar em Deus e louvar seu Santo Nome. Sendo Assim, todo DeMolay possui a fé em  Deus, e sem esta fé e a graça de Deus, nossos trabalhos seriam em vão.

Cortesia

 A Terceira Virtude é a Cortesia, representada pela Terceira Vela.
Nós vivemos em uma época onde a educação não raramente é deixada de lado. Uma cortesia que transcende a amizade. A partir disto, devemos passar ao próximo a cortesia, uma cortesia que alcance o desconhecido, os idosos, a todos os homens sem distinção. Esta cortesia que traz um sentimento caloroso e um sorriso verdadeiro, torna a vida mais agradável para o próximo, e ilumina o caminho diante de nós fazendo com que possamos viver de forma mais harmoniosa.

Companheirismo

 A Quarta Virtude é o Companheirismo, representado pela Quarta Vela.
Esta é a virtude que deve ser mais cultivada por nós, pois representa a união, a amizade, a camaradagem e o afeto que pode existir entre duas ou mais pessoas. O sentimento de amizade, é o que nos faz dividir momentos de alegria e tristeza com alguém. Talvez esta seja a Virtude mais importante de um DeMolay, pois somente se vivermos de acordo com os preceitos desta Virtude, é que vamos conseguir viver bem com nós mesmos. 

Fidelidade

 A Quinta Virtude é a Fidelidade, representada pela Quinta Vela.
A honra e a palavra de um DeMolay são coisas que devem permanecer inabaláveis, pois um homem que não transmite confiança, assim como um DeMolay que é falso a seus amigos, suas promessas e seus votos, são pessoas indignas.

Pureza

 A Sexta Virtude é a Pureza, representada pela Sexta Vela. 
A pureza de pensamentos, palavras e ações, fazem com que um DeMolay seja digno dos ensinamentos desta Ordem.

Patriotismo

 A Sétima Virtude é o Patriotismo, representado pela Sétima Vela.
 Ser patriota, não é somente lutar em um campo de batalha ou defender o seu país em algum evento internacional. Ser patriota é defender o seu país silenciosamente, transformando-se em um bom cidadão, uma pessoa justa, correta e honesta, estando sempre disposto a defender a bandeira de sua pátria, seja onde for, seja como for.

Momento de Reflexão

 Mas nós vivemos uma época turbulenta quando o tumulto está em nossa Pátria. Quando os baluartes da Bíblia, dos Livros Escolares estão em perigo de afundar no turbilhão da dúvida e incerteza. Quando estes sete gloriosos preceitos não são os mais cobiçados modelos sobre os quais se baseia a vida. Quando a confiança, a justiça e a fraternidade não são consideradas as qualidades mais virtuosas. E se nós DeMolays não ficarmos inabaláveis em defesa dos ensinamentos de nossa Ordem, se não procuramos perpetuá-los em nossas vidas diárias, então talvez estas chamas se apagarão mortas nas sombras, e a escuridão tomará conta do País.
 
 E, no entanto, cada um de nós, sendo um DeMolay, traz dentro de seu coração uma chama, um facho para lhe guiar através da escuridão. Se pudermos fazer esta luz brilhar sobre outra pessoa, se pudermos penetrar nas profundezas mais recônditas de sua alma e acender a chama que ali está, então, aí reside o objetivo da Ordem DeMolay, ali está nossa finalidade de viver.