As 7 Virtudes Cardeais


 Nesta postagem irei falar sobre "As Sete Virtudes Cardeais de um DeMolay" que são os modelos sobre os quais nós DeMolays prometemos basear nossas vidas.

Amor Filial

 A Primeira Virtude é o Amor Filial, representado pela Primeira Vela.
Simboliza o amor entre pais e filhos, um amor que já existia antes mesmo de nascermos, e que permanece conosco durante toda a nossa vida e nos seguirá até mesmo além do túmulo. Esta Virtude é muito importante, pois ela nos lembra que devemos sempre nos esforçar em sermos melhores filhos e nunca desonrarmos o nome de nossos pais.
"Amor sem mais uma razão a não ser de existir".

Reverência Pelas Coisas Sagradas

 A Segunda Virtude é a Reverência Pelas Coisas Sagradas, representada pela Segunda Vela. Um quesito fundamental para qualquer jovem ingressar na Ordem DeMolay, é acreditar em Deus e louvar seu Santo Nome. Sendo Assim, todo DeMolay possui a fé em  Deus, e sem esta fé e a graça de Deus, nossos trabalhos seriam em vão.

Cortesia

 A Terceira Virtude é a Cortesia, representada pela Terceira Vela.
Nós vivemos em uma época onde a educação não raramente é deixada de lado. Uma cortesia que transcende a amizade. A partir disto, devemos passar ao próximo a cortesia, uma cortesia que alcance o desconhecido, os idosos, a todos os homens sem distinção. Esta cortesia que traz um sentimento caloroso e um sorriso verdadeiro, torna a vida mais agradável para o próximo, e ilumina o caminho diante de nós fazendo com que possamos viver de forma mais harmoniosa.

Companheirismo

 A Quarta Virtude é o Companheirismo, representado pela Quarta Vela.
Esta é a virtude que deve ser mais cultivada por nós, pois representa a união, a amizade, a camaradagem e o afeto que pode existir entre duas ou mais pessoas. O sentimento de amizade, é o que nos faz dividir momentos de alegria e tristeza com alguém. Talvez esta seja a Virtude mais importante de um DeMolay, pois somente se vivermos de acordo com os preceitos desta Virtude, é que vamos conseguir viver bem com nós mesmos. 

Fidelidade

 A Quinta Virtude é a Fidelidade, representada pela Quinta Vela.
A honra e a palavra de um DeMolay são coisas que devem permanecer inabaláveis, pois um homem que não transmite confiança, assim como um DeMolay que é falso a seus amigos, suas promessas e seus votos, são pessoas indignas.

Pureza

 A Sexta Virtude é a Pureza, representada pela Sexta Vela. 
A pureza de pensamentos, palavras e ações, fazem com que um DeMolay seja digno dos ensinamentos desta Ordem.

Patriotismo

 A Sétima Virtude é o Patriotismo, representado pela Sétima Vela.
 Ser patriota, não é somente lutar em um campo de batalha ou defender o seu país em algum evento internacional. Ser patriota é defender o seu país silenciosamente, transformando-se em um bom cidadão, uma pessoa justa, correta e honesta, estando sempre disposto a defender a bandeira de sua pátria, seja onde for, seja como for.

Momento de Reflexão

 Mas nós vivemos uma época turbulenta quando o tumulto está em nossa Pátria. Quando os baluartes da Bíblia, dos Livros Escolares estão em perigo de afundar no turbilhão da dúvida e incerteza. Quando estes sete gloriosos preceitos não são os mais cobiçados modelos sobre os quais se baseia a vida. Quando a confiança, a justiça e a fraternidade não são consideradas as qualidades mais virtuosas. E se nós DeMolays não ficarmos inabaláveis em defesa dos ensinamentos de nossa Ordem, se não procuramos perpetuá-los em nossas vidas diárias, então talvez estas chamas se apagarão mortas nas sombras, e a escuridão tomará conta do País.
 E, no entanto, cada um de nós, sendo um DeMolay, traz dentro de seu coração uma chama, um facho para lhe guiar através da escuridão. Se pudermos fazer esta luz brilhar sobre outra pessoa, se pudermos penetrar nas profundezas mais recônditas de sua alma e acender a chama que ali está, então, aí reside o objetivo da Ordem DeMolay, ali está nossa finalidade de viver.