quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Jacques DeMolay, o Herói Templário


Conforme é relatado por vários historiadores e também autores de livros famosos que tratam sobre o tema abordado, Jacques DeMolay nasceu por volta de 1244 na cidade de Bensançom - França, porém há também indícios de que ele nasceu em Vitrey – França. Pouco se sabe de sua infância e adolescência, apenas sabe-se que Jacques DeMolay era filho da nobreza.

Jacques DeMolay ingressou na Ordem dos Templários aos 21 anos sendo totalmente forjado nos moldes da cavalaria e instruído por uma rigorosa filosofia sócio-econômica que dominava na época do feudalismo, era Grão Mestre da Ordem dos Templários na época em que Jacques DeMolay ingressou, o lendário templário Thomas Berard. Em 1298 Jacques DeMolay assumiu o cargo de Grão Mestre da Ordem dos Templários fazendo com que seu nome fosse escrito e pronunciado por historiadores do mundo inteiro. DeMolay assumiu o cargo de Grão Mestre após a morte de seu antecessor Teobaldo Gaudini no mesmo ano (1298).

Jacques DeMolay comandou um exército com cerca de 15000 soldados. Filipe IV "O Belo" rei da França era amigo e compadre de Jacques DeMolay; um dos filhos do rei da França era afilhado de Jacques DeMolay, (Delfim Carlos, que mais tarde se chamaria Carlos IV rei da França). Mesmo com toda amizade, o rei da França com toda a sua ganância tentou juntar a Ordem dos Templários e a Ordem dos Hospitaleiros, pois sentiu que as duas ordens formavam uma grande potência econômica. Filipe "O Belo" sabia que a Ordem dos Templários, possuía várias propriedades e outros tipos de riqueza, doados pelos que um dia haviam recebido a ajuda dos Templários em várias cruzadas pela Europa e Oriente. Sem obter o sucesso desejado, que era o de juntar as duas ordens e se transformar em líder absoluto, o rei da França arma um plano para acabar com a Ordem dos Templários, usando um nobre francês de nome Esquin de Floyran. O nobre francês teria como missão denegrir a imagem dos templários e de seu Grão Mestre Jacques DeMolay, e como recompensa Esquin de Floyran receberia terras pertencentes aos templários, evidentemente só receberia depois da queda da Ordem dos Templários.

Em 1307, Jacques DeMolay foi a Paris para o funeral de uma Princesa da casa Real Francesa e a noite foi repousar em um castelo de propriedade dos templários. Este castelo ficava mais perto do castelo do rei Filipe. Pondo seu plano em ação Jacques DeMolay é preso na madrugada de 12 de outubro para 13 de outubro pelo chefe da guarda real Guilherme de Nogaret que era também um de seus Conselheiros. Jacques DeMolay havia ido à França com poucos homens e a maioria dos homens eram nobres.

DeMolay foi julgado três vezes e torturado várias vezes para que dissesse que era
Herege e que a Ordem dos Templários cometia várias heresias. Dentre muitas barbaridades, teve os polegares esmagados, sapatos de ferro, pernas ligadas entre tábuas por cunhas de cavalo, sujeira, umidade, fome. Tinha um peso de oitenta quilos amarrado aos pés e por meio de uma corda e uma polia era erguido até o forro para forçar a confissão. Permaneceu assim sete anos. Sete anos acorrentado. Tais correntes que só foram retiradas para ser dirigido à fogueira. Em 18 de março de 1314, uma comissão nomeada pelo Papa Clemente V (inquisição), julgou Jacques DeMolay pela última vez, condenando-o a morte, sendo queimado no mesmo dia, DeMolay morreu aos 70 anos.

Jacques DeMolay durante sua morte na fogueira intimou aos seus três algozes, a comparecer diante do tribunal de Deus, e amaldiçoando os descendentes do Rei da França, Filipe "O belo". O primeiro a morrer foi o Papa Clemente V, logo em seguida o Chefe da guarda e conselheiro real Guilherme de Nogaret e no dia 27 de novembro de 1314 morre o rei Filipe aos 46 anos de idade.

"Embora o corpo de DeMolay tivesse sucumbido aquela noite, seu espírito e suas virtudes pairam sobre a Ordem DeMolay, cujo nome em sua homenagem viverá eternamente."

Nenhum comentário: