quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

O Significado do Brasão da Ordem DeMolay


A COROA é tida como o símbolo da Coroa da Juventude e constantemente lembra o DeMolay de suas obrigações e dos sete preceitos desta Ordem: amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo.

OS RUBIS VERMELHOS, dez no total, simbolizam o fundador Frank Sherman Land, e os Nove DeMolays Originais - Louis G. Lower (o primeiro DeMolay); Ivan M. Bentley; Edmund Marshall; Gorman A. McBride; Jerome Jacobson; William W. Steinhilber; Elmer Dorsey; Clyde C. Stream e Dalph Sewell.
Antigamente havia pérolas brancas representando os fundadores ainda vivos, só que elas foram sendo substituídas pelos rubis na medida em que eles foram morrendo.

O ELMO é o emblema da cavalaria da qual nós como DeMolay mostra a verdadeira cortesia e respeito pela maternidade e sem a qual não poderia constituir a fineza do caráter.

A LUA CRESCENTE é um sinal do segredo e constantemente lembra os Demolay do dever de nunca revelar os segredos de nossa Ordem ou trair a confiança de um amigo.

O CRUZEIRO ARMADO PENTARRADIAL BRANCO simboliza a pureza de nossas intenções para sempre lembrar o lema da Ordem: um DeMolay não pode falhar como cidadão, como líder ou como homem.

As ESPADAS CRUZADAS Duas espadas que se cruzam atrás do brasão. São as espadas da justiça, lembrando Jacques DeMolay, a fidelidade e tolerância de nosso mártir durante seu julgamento. Símbolo do sacrifico do iniciado em busca da luz, a necessidade do extermínio dos sentimentos profanos para a jornada do aperfeiçoamento. Significado diferente do punhal, que é o símbolo dos fracos, usado para atacar pelas costas, a espada é símbolo das pessoas que enfrentam seus problemas de frente.

As ESTRELAS circundantes da lua crescente são símbolos da confiança e devem sempre lembrar-nos daquelas obrigações e deveres que um Irmão da Ordem tem com o outro.

O CAMPO BRANCO simboliza pureza e limpeza de pensamento, palavra e ação. Ele lembra ao Demolay das palavras do salmista que escreveu "Crie em mim um coração limpo, oh! Deus".

LOSANGO é um quadrilátero de quatro lados iguais e dois ângulos agudos e dois obtusos significa o alfa e o ômega, o inicio e o fim de nossas cerimônias.

A COR AMARELA predominante, significa a luz.

A COR VERMELHA significa força, energia e coragem.

A COR AZUL está para equilibrar o vermelho, formando o homem perfeito.

Nenhum comentário: